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MotoGP

As novidades de cada equipa para os testes de Sepang

Créditos: MotoGP/Twitter

Com o segundo dia de testes completado, os pilotos e as equipas testam novas peças, fazem novas comparações, confirmam dados e muito mais. É um trabalho que demora, mas é algo necessário até porque a próxima temporada promete bastante.

Pouco a pouco as novas peças vão aparecendo e as equipas vão revelando o pouco o que poderá realmente aparecer em 2018. Cada equipa otpou por encarar a aerodinâmica de forma diferente, mas não completamente diferente…

Honda

Dani Pedrosa testou uma nova posição do assento e um tanque de combustível com um novo desenho, permitindo uma posição de pilotagem mais confortável. No entanto, para ambos os pilotos, há novidades no que toca à aerodinâmica. A Honda também levou um novo motor para Sepang mas a sua tipologia permanece a mesma já que a equipa mostrou-se satisfeita com a mudança do screamer para o motor big-bang. Por essa razão, a máquina de Márquez e Pedrosa não será alvo de mudanças mais significativas no campo da eletrónica.

Além disso, a equipa conta com um novo chassis; chassis esse que pretende dar mais confiança e estabilidade em situações de travagem e entrada da curva. Isto é algo que deve ser reforçado com a nova carenagem que por sinal apresenta algumas semelhanças com a da Ducati.

Ducati

Para os dois pilotos há um novo chassis, que tanto Stoner como Dovizioso/Lorenzo encararam como uma melhoria face à versão do ano passado. Esta evolução permite uma melhor transição em curva a partir do momento em que se abre o acelerador, melhorando, também, a entrada em curva depois de se deixar de travar. A juntar a esta receita, a fábrica de Borgo Panigale testou um novo motor que, com a correta configuração eletrónica, juda a solucionar os problemas de subviragem.

De momento, Dovizioso prefere trabalhar sem esta peça na sua máquina ao contrário de Lorenzo. Neste campo, a Ducati não revolucionou limitando-se ‘apenas’ a evoluir a carenagem do ano passado.

Yamaha

Após uma temporada de 2017 para esquecer, a Yamaha desenvolveu um novo motor que é suposto apresentar um comportamento mais dócil para com o pneu traseiro. Para ajudar nesta questão, a fábrica de Iwata levou um novo chassis para Sepang que teve por base o componente de 2016.

Alem do mais, a equipa voltou a testar uma solução aerodinâmica bastante similar às restantes que foram apresentadas pelas equipas adversárias. A juntar a isto, também haverá esforços em melhorar a eletrónica da M1 – Viñales trabalhou sobre ela durante boa parte do primeiro dia de testes.

KTM

A KTM levou um mar de inovações para os testes de Sepang. Depois de terem testado ao todo 17 chassis em 2017, a fabricante austríaca encara os testes de Sepang como uma oportunidade de ouro para melhorar a sua moto. Com base nessa ‘teoria’, equipa está a testar um novo braço oscilante, um novo motor, um novo chassis e, por fim, uma nova aerodinâmica.

Aprilia

Apesar de Romano Albesiano ter comentado que haverá novas atualizações para o Qatar, a fábrica de Noale considera que o desenvolvimento da sua máquina ronda os 70%. Com um novo chassis e uma nova suspensão frontal, Scott Redding que facilitar a sua adaptação ao mesmo tempo que ajuda a RS-GP a ser mais rápida depois de um ano onde a Aprilia foi a pior fabricante no campeonato de construtores. Em termos de aerodinâmica, a Aprilia ainda não apresentou quaisquer novidades.

Suzuki

Depois de um ano complicado, a fabricante japonesa teve que repensar o seu projeto. No final da temporada passada, a equipa reconheceu que erro no desenvolvimento do seu motor, gerando problemas aos seus pilotos. Por essa razão, a fábrica prometeu um novo motor que viesse colmatar as falhas daquele que foi utilizado no campeonato passado. Com o foco no motor, a Suzuki não apresentou novidades relevantes na aerodinâmica da sua GSX-RR, com esse campo a parecer ser alvo de poucas atenções por parte da fábrica.

Fonte: motorlunews.com

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