All for Joomla All for Webmasters
MotoGP

Poderão os pilotos de MotoGP alcançar os 360km/h em 2020?

Créditos: Michelin

Mugello é o lar do GP de Itália e foi aí mesmo que Andrea Iannone estipulou um novo recorde de velocidade máxima, depois de ter sido capaz de roçar os 355km/h aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP16. Este recorde foi efetuado em pleno Grande Prémio, uma vez que as velocidades registadas em treinos e sessões de qualificação não são aceites para estes efeitos.

Para que os pilotos atinjam grandes velocidades é preciso que o cone de ar e a direção do vento desempenhem parte do seu papel neste recorde. A verdade é que o crescimento da velocidade máxima tem sido bastante estável desde 2012 com as motos, em média, a aumentarem o top speed em 10km/h a cada 4/5 anos.

Os presentes protótipos estão cerca de 35km/h mais velozes que as motos de 500cc e isso é visível no gráfico que se segue:

Algumas das maiores mudanças na velocidade máxima das motos estão de acordo com algumas alterações técnicas efetuadas no regulamento. Nos últimos três anos das motos de 500cc, os protótipos não chegaram a alcançar os 320km/h, mas pouco tempo depois de se ter mudado para a categoria de MotoGP, os pilotos, com os seus motores a quatro tempos de 990cc, foram capazes de alcançar os 343km/h – e logo na terceira temporada.

A partir daqui os valores voltaram a descer até 2007 quando a Ducati venceu o campeonato com Casey Stoner aos comandos de uma Ducati equipada com um motor screamer. Em 2009, as motos registam um novo pico com Dani Pedrosa a ser o mais rápido (349.3km/h). Até 2011, este valor desceu e desde então os pilotos têm sido mais rápidos ano após ano (salvo raras exceções).

Perante isto, é possível colocar uma questão no ar: conseguirão os pilotos de MotoGP alcançar os 360km/h em 2020? Ao que tudo indica parece que sim, mas é importante relembrar que a sorte/condições climatéricas podem ajudar (ou não) os pilotos a derrubar registos previamente estipulados.

Fonte: Crash.net

Poderão os pilotos de MotoGP alcançar os 360km/h em 2020?
1 Comment

1 Comment

  1. italo

    12 Janeiro, 2018 at 14:51

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com