All for Joomla All for Webmasters
MotoGP

Qual o papel de um rider coach no MotoGP?

Hoje em dia, todo e qualquer piloto de MotoGP tem um rider coach a ajudá-lo na abordagem às curvas ao longo de todo um fim de semana. Um assessor ou conselheiro, como pode também ser denominado, é uma pessoa que está muito perto da pista e anda à volta desta à procura daquela pequena margem de tempo que pode fazer diferença numa sessão de qualificação ou até mesmo numa corrida.

É alguém que está com os olhos e os ouvidos na pista e que pode dar sérias ajudas aos pilotos de determinada equipa já que é uma das poucas pessoas que conhece bem a máquina e que está mesmo no terreno. Além disso, um rider coach pode, também, analisar os adversários mais diretos e dizer ao seu atleta como o piloto x ou y aborda determinada curva.

Cada vez mais, as equipas apostam neste tipo de abordagem já que qualquer dado adicionar pode fazer a diferença numa curva, numa corrida, ou mesmo na decisão de num campeonato. Nesse sentido, Stefan Prein trabalha com os pilotos da Marc VDS de forma a conseguir melhorar a sua pilotagem e facilitar a luta por pontos.

‘Olho para o que as outras pessoas estão a fazer; olho para as trajetórias; oiço a mudança, a forma como o motor soa e dou esta informação ao pessoal da box’, confirmou o conselheiro dos pilotos da equipa belga ao motogp.com.

Emilio Alzamora – assessor de Marc Márquez – foca-se um pouco mais sobre o desempenho da concorrência do campeão, já que na opinião do espanhol muito pouco se pode ensinar a Marc Márquez. Ainda assim, Alzamora refere que é importante para um piloto não pensar que já se sabe tudo:

– Há pouco que se pode ensinar ao Marc Márquez, isso é claro. Então, foco-me nas diferentes trajetórias que os outros pilotos tomam em cada pista, assim como os aspetos positivos e negativos das outras fabricantes. Um piloto nunca deve pensar que sabe tudo. É preciso acreditar que é possível melhorar a cada ano que passa.

Wilco Zeelenberg acredita que é sempre bom ter alguém da equipa na pista, que olhe para todos e que não se foque apenas no pseu piloto. O analista de desempenho da Yamaha defende que ter este papel na pista é importante, uma vez que os pilotos devem-se focar apenas em si e não no trabalho da sua concorrência:

– É sempre bom ter um par de ouvidos e de olhos na pista às voltas na pista; É bom ter alguém que não olhe exclusivamente para ti, mas também para os outros pilotos. Quando se é piloto, apenas sabes sobre ti, mas não fazes ideia do que o resto está a fazer, expeto quando segues outros pilotos.

Qual o papel de um rider coach no MotoGP?
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com